Respire!

Por: Tiago Trainer

ago 01 2013

Tags:

Categoria: Uncategorized

3 Comentários

 

Benefícios do Exercício Respiratório e TMI
(Treinamento da Musculatura Inspiratória)

Voltar

O Exercício Respiratório e o TMI (Treinamento Muscular Inspiratório) podem mudar sua vida. A boa respiração é fundamental
para uma vida saudável!

Talvez, você nunca tenha reparado em como a respiração é tão importante! Isso acontece, porque não precisamos pensar na respiração,
ela simplesmente acontece já que nosso próprio corpo se encarrega disso. A maioria de nós só presta atenção na respiração quando sente
falta de ar ou dificuldade para respirar: nas atividades do dia a dia, nos momentos de ansiedade, ou durante a prática de exercícios ou esportes.
Inspirar e expirar ocorre de maneira tão automática que não pensamos que uma boa respiração pode mudar nossa qualidade de vida!

A respiração tem como função fazer a troca de oxigênio por gás carbônico. Apesar de fazermos isso durante toda nossa vida, a maioria de nós não respira de forma correta, o faz superficialmente, de forma rápida e curta.

1) Você sabia que uma respiração lenta e profunda, pode gerar alterações significativas em seu corpo?
Respirando profundamente podemos obter: diminuição do ritmo cardíaco e da pressão arterial, relaxamento dos músculos, diminuição da ansiedade e aumento da tranquilidade, melhora na qualidade da digestão e elevação da qualidade do sono.

2) Você sabia que os músculos que participam da respiração podem ser treinados/exercitados como fazemos com outros músculos, a exemplo dos braços e das pernas quando estamos na academia utilizando pesos para fortalecê-los?
Esse treinamento da musculatura respiratória serve para ganho de força e resistência, proporcionando qualidade de vida, saúde e performance física.

A lógica é simples:

• O processo da respiração (inspiração e expiração) é dependente do bom desempenho da musculatura respiratória, especialmente a musculatura inspiratória e da integridade dos pulmões (órgãos responsáveis pela respiração).

• Exercicios respiratórios ajudam a manter a integridade pulmonar, melhorando a performance respiratória. Da mesma forma que o treinamento dos músculos respiratórios promove força e resistência desses músculos.

Executar exercícios respiratórios deveria ser um objetivo comum de todos nós, para manutenção da boa capacidade pulmonar. Se uma respiração correta pode nos ajudar, tanto em questões físicas, como psicológicas, uma respiração incorreta pode criar as fundações para que vários desequilíbrios surjam ou se agravem.

Como vimos, os benefícios dos exercícios respiratórios são ilimitados! Podem servir para pessoas em reabilitação por alguma doença respiratória, até esportistas profissionais, passando por pessoas saudáveis em busca de melhor qualidade de vida.

Anúncios

3 comentários em “Respire!”

  1. Por aqui podemos começar uma revolução que nos levará a “lugares” desconhecidos.

  2. Respirar: Remédio para o corpo e a mente! 🙂

  3. Gostei muito dos teus comentarios,bastante esclarecedores…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: